Transporte escolar e ônibus clandestinos são temas de reunião em São Sebastião
terça-feira, 8 de novembro de 2011Na noite da última sexta-feira, 4, o Conseg (Conselho de Segurança) da Costa Sul de guia São Sebastião debateu, entre outros temas, o transporte escolar feito por veículos particulares e a entrada de ônibus no município sem a devida permissão da Administração Municipal. O encontro ocorreu em Barra do Una e contou com a participação dos subcomandantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Guarda Mirim, Edson Rosalvo e Marcelo de Arantes Gonçalves, respectivamente, além do secretário adjunto da Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), Carlos Roberto Berringer Favery, e de agentes da Defesa Civil e da Ditraf (Divisão de Tráfego).
Segundo o dirigente da Sabu (Sociedade Amigos de Barra do Una), Raoul Cardinali, o bairro de Barra do Una tem registrado, ultimamente, a presença de veículos de excursão sem autorização da Prefeitura. “Não sabemos a quem recorrer para que isso seja impedido”, fala.
O presidente do Conseg, Aristides Petrella Neto, afirmou que a entidade promoverá uma ação em conjunto com os órgãos competentes para evitar o estacionamento em bairros da região, o que é proibido.
A questão do transporte escolar foi levantada pelo representante da Sabaleia (Sociedade Amigos da Baleia), José Eduardo Batista Nunes. “Tenho visto várias vans particulares sem condições de rodar, com pneu careca e superlotadas de crianças. Muitos pais não sabem o risco que seus filhos correm ao embarcarem nesses veículos”, declara.
Ele sugeriu a realização de uma campanha junto aos condutores, antes do término das aulas, com a finalidade de orientá-los sobre a situação e para que atuem dentro do que exige a lei em relação ao transporte escolar.
PM nas folgas
O presidente da Samju (Associação Comunitária Amigos do Juquehy), Aloysio Camargo Filho, sugeriu a celebração de convênio entre Prefeitura e Estado para que os policiais militares e civis possam atuar em atividades inerentes ao poder de polícia municipal nos dias de folga. “É algo que já existe em outras cidades e poderia ser implantado em São Sebastião”, sugere.
Com relação às estatísticas, o tenente PM Gonzales, afirmou que o mês de outubro de 2011, apesar de ter sido um pouco conturbado, registrou 28% de queda nos crimes em geral.
O delegado do 2º DP, Bruno Rodrigues, falou sobre a quantidade de prisões efetuadas e a recuperação de alguns objetos. Ele também destacou a necessidade da vítima registrar boletim de ocorrência, além de marcar presença na delegacia, quando chamada, para reconhecer o acusado. “O criminoso não sabe quando a vítima o reconhece”, garante.
O subcomandante da GCM, Edson Rosalvo, reforçou que a atuação dos guardas ocorre, frequentemente, nas escolas e em auxílio à Polícia Militar.
Ele admite que o efetivo e os equipamentos na região são pequenos, mas afirma que a GCM procura ser o mais rápido possível no atendimento de ocorrências. Uma das alternativas para ajudar o trabalho de segurança, segundo ele, é a implantação do sistema de monitoramento através de câmeras na Costa Sul. “Estamos em busca de parcerias para que a população seja beneficiada”, afirma.
Outros assuntos, como a sinalização de vias públicas, estacionamento irregular, acessibilidade no passeio público, entre outros, foram debatidos no encontro.
A última reunião de 2011 do Conseg será realizada no dia 2 de dezembro, em Boiçucanga.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Equipe de damas de São Sebastião conquista bronze na primeira divisão do 55º Jogos Regionais
- Mês de aniversário do Teatro Municipal em São Sebastião traz programação especial
- Projetos sociais da Prefeitura de São Sebastião promovem festa de natal para as crianças
- Litoral sul de São Sebastião registra três assaltos no fim de semana
- Inscrições para a Copa Sebastianense de Futebol continuam abertas