Teatro Municipal recebe no sábado artista brasileiro de renome internacional em São Sebastião
quarta-feira, 18 de maio de 2011No próximo sábado 21, o Teatro Municipal guia da cidade São Sebastião receberá o compositor, violonista e cantor Tiganá Santana. Nascido em Salvador (BA), o músico subirá ao palco às 20h.
Com apoio da atual Administração, durante o espetáculo, o artista é acompanhado pelo seu violão-tambor, cujo timbre e concepção criou após algum período de investigação musical. No repertório, canções de seu álbum e outras diversas composições.
Seu CD foi o primeiro da história fonográfica do País em que um autor brasileiro apresenta canções em línguas africanas como compositor.
Origens étnicas
Tiganá Santana iniciou seus estudos musicais aos 14 anos em Salvador, graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Aprofundou seus estudos nas estruturas linguísticas dos idiomas Kikongo e Kimbundo, naturais do Congo e de Angola, países constitutivos das origens étnicas do Brasil.
O músico escreveu trilhas para peças teatrais baseadas nas obras de Cecília Meireles e Bertolt Brecht. Estabeleceu intercâmbio musical com o artista Sidiki Condé, guineense radicado em Nova Iorque, em virtude de tratar das proximidades estruturais da música sagrada afro brasileira e africana.
Com apresentações também em território estrangeiro, Tiganá possui um trabalho de compositor cada vez mais reconhecido no meio musical entre audiófilos internacionais, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Durante o ano passado, foi um dos vencedores do Edital Conexão Vivo – com apresentações em Minas Gerais e na Bahia – e recebeu o convite para apresentação musical, ao lado da cantora Virgínia Rodrigues, à cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas).
Curriculum
Também durante o referido ano gravou um especial de música para a rádio BBC de Londres e participou de um dos maiores festivais de world music da Europa, o festival belga Sfinks, em que contou com um especial do seu show para a Rádio Nacional Belga.
Dentre os artistas que já trabalhou em parcerias estão: Margareth Menezes e Mariana Aydar. Iniciou um projeto de composições para quilombolas do interior do Rio de Janeiro. Recentemente experimenta composições em idiomas como o francês, inglês e espanhol.
Em agosto de 2010, gravou um especial para a TV4, principal emissora televisiva da Suécia, em que falou sobre a herança africana na Bahia e no Brasil côo um todo.
Tiganá integrou como palestrante e artista, a programação oficial da 29ª Bienal de São Paulo.
Serviço: Os ingressos estarão a venda no dia do evento a partir das 14h a R$20,00 inteira e R$10,00 meia entrada.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião: Vacina contra a gripe H1N1 não é suficiente para atender público alvo
- Três Mulheres Sabidas apresenta heroínas em conto infantil em São Sebastião
- Fim de semana em São Sebastião tem Brasileiro de Canoa Havaiana de Longa Distância
- Espetáculo “Nem todo ladrão vem para roubar” promete agitar o Teatro de São Sebastião
- São Sebastião: IV Mostra Educacional é sucesso de público na Praça de Eventos