Secretarias de Saúde e Educação de São Sebastião iniciam o “Saúde e Prevenção nas Escolas”
sexta-feira, 15 de abril de 2011O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu nesta quarta-feira, entre 9h e 16h, o primeiro ciclo de palestras do Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, promovido pela Administração Municipal nnuma parceria entre as Secretarias de Saúde, através do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), e a Secretaria de Educação.
O objetivo do trabalho, segundo a psicopedagoga Flavia Pace, coordenadora da atividade, é o de formar adolescentes multiplicadores para a prevenção às DST/AIDS nas escolas e proporcionar aos jovens oportunidades de informação, discussão e reflexão, capacitando-os para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis e minimizar os riscos de saúde.
O primeiro tema abordado, “Sexualidade”, foi amplamente desenvolvido por meio de dinâmicas de grupo aplicadas aos 70 alunos do 6º ao 9º ano, os quais representaram todas as escolas públicas do município; houve também a participação de uma escola particular.
Abertura
Na solenidade de abertura, Elizabeth Edna Duarte, coordenadora da Estratégia da Família e representante do gabinete da Secretaria da Saúde, fez questão de falar sobre a importância da participação de cada jovem nesse processo. Segundo explicou, “essa faixa escolar é uma fase muito importante da formação de cada um, o que faz do acesso ao conhecimento e à informação, algo fundamental para a saúde e para a vida como um todo”. Ela ressaltou ter sido possível “sentir o envolvimento de todos os presentes”, porém salientou a importância do comprometimento de cada um com o trabalho proposto.
Na seqüência a secretária da Educação, Ângela Couto, nem fez questão do palco para falar diretamente aos estudantes. Circulando por entre eles, falou primeiro sobre o orgulho que tem da educação direcionada aos estudantes da rede municipal, os quais recebem inúmeras informações e refletem em diversas circunstâncias, a exemplo do referido evento.
A secretária observou que nada acontece no município sem refletir, de alguma forma, na vida estudantil tendo por objetivo sua formação como cidadãos. “Uma das atividades que envolve os estudantes é esta, a Saúde”, disse.
Bate Papo
Fazendo de seu discurso um ‘bate papo’ sincero e educativo, Ângela lembrou aos presentes que, mesmo com tanta campanha de informação sobre os assuntos relacionados a prevenção de DST-Aids e gravidez precoce, ainda há muito a ser feito, em vista ao aumento no número de casos registrados. Ela enfatizou a importância e responsabilidade de todos em transmitir tais informações aos colegas o que, de acordo com a secretária, em virtude da linguagem usada pela comunidade estudantil, torba essa comunicação mais fácil. “Não seria possível fazer educação de qualidade se não houvesse uma equipe envolvida no processo também com qualidade e dedicação”, frisou
Além dos estudantes, fazem parte desse processo educacional dois profissionais de cada escola, um coordenador e um professor, além de uma equipe de capacitores formada por diversos profissionais, como médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outras especialidades. O trabalho, desenvolvido desde 2007 nas escolas de Ensino Fundamental do município, neste ano, em continuidade, terá seu formato totalmente revisado para atender um maior número de adolescentes.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Atração Internacional abre mais uma semana de programação do Verão Show 2013 em São Sebastião
- A Equipe do Encontra São Sebastião deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher!
- Dois são detidos após assalto em São Sebastião
- São Sebastião reivindica revisão do estudo para o projeto do Pré-Sal
- Bombeiros de São Sebastião realizam a campanha “Bombeiro Sangue Bom”