São Sebastião tem menos da metade de PMs por habitante do que recomenda ONU
terça-feira, 27 de setembro de 2011Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) apontam que o município tem, em média, um policial militar para atender 544 moradores. Este número está mais de 50% acima do que preconiza as Organizações das Nações Unidades (ONU) que é de um PM para cada 250 habitantes.
Os dados foram relevados na resposta enviada pela SSP à uma indicação do deputado estadual Major Olímpio Gomes, a pedido do vereador Paulo Henrique de Santana, o PH (PDT), que solicitava o aumento de efetivo para o município.
Conforme manifestação do coronel PM chefe de Gabinete, Vicente Antonio Marlano Ferraz, o efetivo fixado na cidade é de 136 policiais militares que compõem a 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI). Aponta ainda que, em decorrência de estudos técnicos realizados para a distribuição do efetivo territorial da instituição, não há no momento possibilidade de ampliação do contingente previsto para a Organização Policial Militar (OPM) no município.
Em seu despacho, o coronel observa que “a instituição vem adotando medidas para dar suporte técnico, material e humano a todas as OPMs de maneira equânime, respeitando as particularidades de cada região do Estado”. “Observo que o município possui cobertura de policiamento ostensivo por meio dos programas de policiamento existentes e monitoração dos índices criminais”, completou o coronel.
Outro dado apontado pela SSP é com relação à formação de 2.328 novos soldados PMs 2ª Classe este ano e outros 1.703 que iniciaram o curso em 2011. São policiais a serem redistribuídos pelo Estado com seus 645 municípios o que daria uma média de 6,2 PM por cidade. O coronel apontou ainda que o planejamento da instituição é de contratar mais de 2.900 soldados 2ª Classe, algo em torno de 4,5 por município paulista.
Civil
Levantamento da delegacia Geral da polícia Adjunta do Estado aponta que a situação não é mais confortante no quadro da Polícia Civil. Em resposta ao pedido do deputado, a delegada geral Ana Paula Batista Ramalho Soares elenca que desde 1994 não são criados cargos na PC e que a distribuição de pessoal atende a critérios técnicos fundados na otimização do tanto disponível. “O atendimento dos anseios dos moradores de guia de São Sebastião, por mais justo que seja, pode levar a distorções da atividade de segurança pública em outros”.
A delegada aponta que estão em fase final os concursos públicos para ingresso nas carreiras de escrivão e investigador de polícia para preenchimento de caros vagos e, “dessa forma, dentro do possível, atender, ainda que em parte, o pleito formulado pelo parlamentar”.
Força política
O vereador PH explicou que já em 2009 havia feito um requerimento junto à Secretaria de Segurança Pública solicitando mais policiamento para a cidade e a resposta foi negativa. Desta vez, encaminhou ofício a deputado Major Olímpio, que é membro da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, com o objetivo de melhorar o policiamento. “Temos de usar a força política como puder para conseguir melhorias para nossa cidade”, destacou o vereador.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- "Carreta de Hospitalidade" chega a São Sebastião (SP) em março
- São Sebastião tem final de semana recheado de atrações
- Associação São Judas Tadeu de São Sebastião inaugura sua nova sede
- Rio-Santos registra 2 acidentes neste domingo em São Sebastião
- Comdurb aprova datas para as audiências públicas do Plano Diretor em São Sebastião