São Sebastião: Representantes sebastianenses participam de Encontro Regional de Educação Ambiental
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012Dois funcionários da Administração Municipal de São Sebastião participaram na última segunda-feira, 13, do Encontro Regional da Política Estadual de Educação Ambiental no Litoral Norte.
O evento aconteceu no Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba.
Quem representou São Sebastião foi Christiane Cruz, chefe de divisão de Educação Ambiental da Semam (Secretaria do Meio Ambiente), e Amadeu Matos, coordenador pedagógico da Seduc (Secretaria da Educação). O objetivo foi buscar capacitação e a interação do município para uma melhor gestão de Educação Ambiental na cidade.
No encontro, houve duas palestras e uma discussão a respeito da minuta do decreto de regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), lei trata da Educação Ambiental como direito dos paulistas. A mesma reunião acontece em todo o Estado com os profissionais da área.
Para Christiane, o encontro foi produtivo. “Cada um expôs a sua opinião de modo a contribuir para a melhora da minuta”, contou. Matos também aprovou a ação. “As palestras serviram para nivelar o conhecimento e esclarecer a respeito das questões legais, a fim de que pudéssemos discutir com mais propriedade”, declarou o professor.
O caso
No intuito de efetivar as ações de Educação Ambiental no Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente – SMA, através da Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA, iniciou o debate junto à sociedade civil, de acordo com a Lei 12.780, de 30 de setembro de 2007, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental – PEEA.
A referida lei aponta as diretrizes gerais para que a Educação Ambiental se efetive como direito de todos os cidadãos de São Paulo e como “processos permanentes de aprendizagem e formação individual e coletiva para reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, visando à melhoria da qualidade de vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra”.
Neste contexto, a SMA busca a contribuição dos profissionais que atuam na área.
O Encontro Regional também contou com representantes das prefeituras de Ubatuba e Ilhabela, da Sabesp, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), da Secretaria de Saúde do Estado, do Projeto Tamar e do Aquário da cidade Ubatuba, entre outros.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Ubatuba e São Sebastião firmam convênio para o Praia Acessível
- Muro desaba no Itatinga e cinco residências são interditadas pela Defesa Civil de São Sebastião
- Ampliação do Porto de São Sebastião preocupa comunidades
- São Sebastião: Exército convoca reservistas da região para recadastramento obrigatório
- Peritos de São Sebastião analisam destroços de helicóptero