São Sebastião: IV Mostra Educacional é sucesso de público na Praça de Eventos
quarta-feira, 14 de novembro de 2012A IV Mostra Educacional Vivendo e Aprendendo atraiu mais de 5 mil jovens e crianças à Praça de Eventos, na Rua da Praia, em São Sebastião, durante os dois dias do evento, sexta (9) e sábado (10). Peças teatrais, danças e músicas foram as principais atrações oferecidas aos jovens e crianças das escolas das redes municipal, estadual e particular do município.
Com o tema “São Sebastião, da leitura do mundo ao encanto das palavras”, os 54 estandes das escolas mostraram muita criatividade e beleza com os trabalhos feitos pelos alunos da rede municipal.
No sábado (10) o escritor Dave Santana, autor de livros infanto-juvenis e infantis como “Galo bom de goela”, Caiu na rede é peixe” e “O pequeno crocodilo”, autografou os títulos no estande da editora Global. “Gostei muito da Mostra; é um ótimo incentivo à leitura e também uma ótima oportunidade de contato com as artes e o teatro”, ressaltou.
Entre os estandes, os que atraíram a atenção das crianças estavam os da Emei “Pingo de Gente” e Creche Dona Laurinda (Morro do Abrigo), com o tema “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, com cozinha, fogão à lenha, mesa de café e fantasias dos personagens Emília e Visconde. A pequena Thayani Vascocelos, 5, disse ter gostado mais da boneca Emília.
O mesmo tema foi explorado pela EM Maria Alice Rangel e Emei “Elefante Colorido” (Jaraguá), com máscaras da Emília e do Visconde. E também pela EM Boracéia e Emei “Carrossel”, com contação de histórias e vários jogos e brincadeiras da época do Sítio do Pica Pau Amarelo, como peão, pé de lata, 5 Marias, telefone com fio, cavalinho de pau e outras.
No estande da Emei “Branca de Neve” (Juquehy) as crianças participaram de oficinas com desenhos feitos a partir da contação de história que ouviam no estande da Emei “Peixinho Dourado” (Maresias); os desenhos foram levados por ela para casa. No da Emei “Algodão Doce” (Pontal da Cruz), os pequenos se divertiram conhecendo bonecos gigantes numa roda de samba sobre o tema “A vida de Adoniran Barbosa” e alguns instrumentos musicais feitos de sucata.
Já no estande da EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro (Pontal da Cruz), o tema foi “Asa Branca e os 100 anos de Luiz Gonzaga”, com diversos jogos e quebra-cabeças todos através da leitura da Língua Brasileira de Sinais (Libras). E no da EM Luiz Helena de Barros (Barequeçaba), as alunas da própria escola fizeram pintura de rosto nos visitantes com vários desenhos, além de expor trabalhos com mobiles de borboletas.
Já no da EM Antonio Luiz Monteiro (Boiçucanga), a atração ficou por conta dos trabalhos feitos de papel reciclado, como luminárias coloridas, cartões, marca texto e outros.
Outras escolas também mostraram trabalhos e apresentações culturais com temas variados.
Recadinhos
No estande do programa de Educação Ambiental, em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, uma árvore de bons desejos para o planeta foi o centro das atenções com os diversos recados deixados em cartões de papel reciclado pelos visitantes. A árvore será itinerante e passará por todas as secretarias municipais.
Outras apresentações também chamaram a atenção do público como peças de teatro, danças e músicas, a exemplo do que ocorreu com os alunos da EM Joana Alves dos Reis (Canto do Mar) que apresentaram danças com as músicas “O Cio da terra” e o tema do Rei Leão.
Os estudantes da EM Verena de Oliveira Dória (Topolândia) também dançaram com a música do filme “A Bela e a Fera”. Já os alunos da EM Maria Francisca Tavolaro apresentaram o coral de Libras com a música “Aquarela”, de Toquinho.
O Grupo “Três Marias e um João” fez várias apresentações de teatro no palco e no espaço para contação de histórias, atraindo muitas crianças e jovens.
A última apresentação da Mostra foi a dos alunos da EM Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo) com a peça “Os Saltimbancos”, bastante aplaudida pelo público.
Para a mãe Alessandra Ferreira Lopes, de Barequeçaba, a Mostra estava bem organizada e criativa. Ela estava com a sua filha Júlia, 2, assistindo as apresentações e prestigiando os trabalhos dos alunos.
Outra mãe que gostou e elogiou a feira foi Caroline Caldeira, moradora do bairro São Francisco. “Achei tudo muito bom; estava maravilhosa com os estandes bastante criativos e as apresentações bem legais”, disse observando que levaria sua filha Elise para pintar o rosto.
Encerramento
No encerramento, o professor Amadeu Matos cantou e tocou a música “Onde moramos”, de sua autoria, acompanhado por toda a equipe da secretaria da Educação.Houve ainda um sorteio de um tablet, oferecido pelo projeto Microkids, e a aluna sorteada foi Laís Fernanda da Silva, da EM Edileusa Brasil Soares de Souza (Praia de Maresias). Além disso, outros prêmios foram sorteados como camisetas e livros aos professores e de dois notebooks, um deles saiu para uma professora da EM Henrique Botelho e o outro para uma professora da EM Cambury.
Fonte: Prefeitura São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião é a primeira cidade do País a conquistar o subsídio para o óleo diesel
- São Sebastião: Cenas de cinema no palco com o grupo Urbanos
- Juci Guedes leva exposição “Mãe” à Galeria Arte em São Sebastião
- Transporte escolar e ônibus clandestinos são temas de reunião em São Sebastião
- São Sebastião: Sectur convida integrantes da Bammuss para reunião