Prefeitura de São Sebastião divulga resultado do Litoral Dance
terça-feira, 7 de junho de 2011Durante quatro dias, a cidade São Sebastião foi palco de um grande encontro de dança, em seus diversos estilos e modalidades. O Litoral Dance Festival chega a sua 14ª edição e, como de costume, divide as apresentações de forma a contemplar todos os gostos.
De um lado, o Teatro Municipal abriga as coreografias de solos, pas de deux, duos, trios e quartetos. Já o ginásio do Tebar Praia Clube reserva os espetáculos de grupos. Ambos ficam na região central da cidade.
Para a estudante Camila Sampaio do Amaral, da cidade vizinha de Caraguatatuba, o evento foi incrível.
“Vim para ver umas amigas de Campos do Jordão se apresentarem e soube que Caraguá também está na competição e quero ver. Eu estaria perdida se estivesse no lugar dos jurados, pois para mim todos foram maravilhosos e impecáveis até agora”, disse a estudante.
Criatividade e animação
No sábado, a modalidade clássico repertório abriu os trabalhos, com adaptações e remontagens de Coppelia, Paquita, Giselle, entre outras, seguida do clássico livre.
As torcidas fizeram a diferença e animaram ainda mais a noite. Destaque para Monique Paes Studio de Dança, de Jacareí; Cia. de Dança Ginna Giorgetti, de São Vicente; Grupo Cristina Cará e CBS Tap Factory, ambos de São José dos Campos e Cia. Dança e Arte Paraty – todas com gritos de guerra e muito agito.
Além dos clássicos, os estilos contemporâneo, caráter, dança de rua, jazz e sapateado foram igualmente representados. Os grupos também utilizaram muitos ritmos brasileiros, como o baião, samba e frevo.
As últimas aparições aconteceram na noite de domingo. Após os números, foram divulgados os resultados com ótimas posições para as cidades do Litoral Norte.
Prata da casa
O grupo de dança do Tebar Praia Clube, de São Sebastião, garantiu vários prêmios, foram eles: 3º lugar para a coreografia “Festa Cigana”; 4º lugar para “Pierrot e as colombinas” (clássico livre – duo amador) e 3º lugar para “Show de Mágica”, (jazz – conjunto misto), 4º lugar para “Pipoqueiros” e “Domadores” (Ballet clássico livre – conjunto misto) e 2º lugar para “Ninfas” (clássico livre – conjunto misto).
Outros dois prêmios da noite foram para o grupo das Oficinas Culturais de São Sebastião, Sintonia Corpo e Arte, coreografado pela professora Micheli.
A coreografia “Medo” ganhou o 3º lugar (estilo livre) e “Curtindo Michael” garantiu o 4º lugar (Dança de Rua Teen).
Além dos troféus por categoria, outros prêmios especiais foram dados na noite, como os de melhor bailarino, melhor figurino e melhor enredo. A maior média foi para a coreografia “Relatos” da Cia. Feeling de Dança, de São José dos Campos.
Marila Santana Cardim, uma das coreógrafas do Tebar, de São Sebastião, considera que o festival proporciona um intercâmbio. “Todas as minhas coreografias foram premiadas. É ótimo para sabermos o que vem acontecendo nas grandes academias de dança e ter esta troca de experiências. Nós nos preparamos com cerca de dois meses para a competição, mas utilizamos coreografias apresentadas no encerramento do ano passado. Com isso, os alunos já estavam familiarizados com as apresentações”, revela.
Para a entrada no evento era necessário que os interessados levassem 1kg de alimento não-perecível. Durante os quatro dias, foram arrecadadas 1ton e 600kg de alimentos, a serem revertidos para entidades assistenciais da cidade.
Em 2012, o Litoral Dance Festival completa 15 anos e, segundo a organização, São Sebastião deve receber uma grande festa para coroar a data.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião: Sorteios e shows musicais atraem milhares de pessoas à Festa Social da Paróquia em Boiçucanga
- São Sebastião ganha o primeiro Centro Cultural da cidade
- São Sebastião recebeu Mostra Paralela de Dança
- Prefeitura de São Sebastião instala tubulações em via pública de Maresias
- Cisne Branco chega ao Porto de São Sebastião e recebe visita de estudantes