Porto de São Sebastião é cotado para envio de nova remessa de tubos para gasoduto da Petrobras
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010O Porto de São Sebastião poderá servir de base logística para o envio ao alto mar de tubulações de mais um gasoduto da Petrobras, a exemplo da carga do Projeto Mexilhão, que abastecerá a Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) de Caraguatatuba.
Desta vez, os tubos irão para um grande empreendimento denominado Projeto Sul Norte Capixaba, no Espírito Santo. Este foi um dos assuntos tratados na reunião ordinária do Conselho da Autoridade Portuária (CAP), realizada no início deste mês na Companhia Docas de São Sebastião (CDSS).
O diretor de Gestão Portuária da CDSS, Paulo Rogério de Souza Almeida, disse que em poucos dias deve ter uma definição sobre o local para o embarque desse material.
Segundo ele, serão cerca de 150 quilômetros lineares de tubos a serem remetidos ao litoral do Espírito Santo, que totalizam algo em torno de 60 mil toneladas, além de outras cargas periféricas do empreendimento.
“O grupo fará o transporte por terra até a chegada ao escolhido. Esse material ficará armazenado para o transporte em navio lançador que fará a descarga em alto mar”, explica o direto.
Caso a logística seja feita pelo Porto de São Sebastião, conforme espera Paulo Rogério, ele adianta que isso só ocorrerá a partir do ano que vem em uma operação que deve demorar meses. “Os últimos detalhes estão sendo definidos”.
Membro do CAP, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, apresentou preocupação com relação ao transporte de cargas, uma vez que a previsão é que a região receba um número de turistas maior nesta temporada de verão em relação ao ano passado.
Ele adiantou que a Divisão de Tráfego da Prefeitura vai encaminhar ofícios à CDSS para que município e Porto possam fazer um trabalho coordenado e evitar transtornos no trânsito da área central.
Primazzi antecipou que a Ditraf poderá realizar uma alteração na mão de direção na região do início da Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, exatamente para facilitar o tráfego dos caminhões em direção ao Porto.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Prefeitura de São Sebastião lança edital de concorrência para novos quiosques da Rua da Praia
- Participação de São Sebastião na WTM já tem resultados positivos
- Prefeitura Municipal de São Sebastião reforma a praça do Arrastão
- Centro de Ginástica Artística e Recreativa de São Sebastião continua com vagas abertas
- São Sebastião tem menos da metade de PMs por habitante do que recomenda ONU