População de São Sebastião recebe novo aparelho audiológico
quarta-feira, 21 de novembro de 2012São Sebastião mais uma vez saiu na frente e entregou para a população o que há de melhor e mais moderno em equipamento de diagnóstico audiológico. Trata-se do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE/BERA), que agora está a disposição dos munícipes no Centro de Reabilitação da Topolândia. A entrega foi realizada na última segunda-feira (19), pelo prefeito Ernane Primazzi.
Com o novo equipamento, é possível realizar o teste audiológico por um método não invasivo que objetiva determinar o limiar de resposta auditiva, o tipo da perda auditiva e a localização da lesão. Além disso, a tecnologia de última geração permitirá a realização do exame sem a necessidade de sedação. Para a obtenção das respostas, antes era necessário que o paciente estivesse completamente relaxado.
Este exame também é uma continuidade diagnóstica do Teste da Orelhinha, que deve ser realizado em todos os recém-nascidos para diagnosticar possíveis problemas auditivos e tenta-los corrigi-los num menor tempo possível. Quando o bebê falha na triagem da orelhinha torna-se necessária a realização do PEATE para verificação da perda auditiva e o grau.
De acordo com o prefeito Ernane Primazzi, essa gestão tem por preceito discutir com profissionais técnicos para traçar os melhores caminhos a serem seguidos em cada questão, assim como foi feito em relação a compra deste aparelho. “Os profissionais especializados orientaram todo o processo da compra do Bera, ressaltando sua importância e a diferença sensível que seus resultados trarão para a população de São Sebastião. Foi desta forma que trouxemos para o município este equipamento, fazendo de São Sebastião o primeiro munícipio a adquiri-lo”.
Ele ainda destacou que além da tecnologia, há na saúde do município hoje um ganho importante em relação ao fator humano, pois o atendimento, o acolhimento é tão essencial quanto todo o restante. Segundo o prefeito, a recuperação dos pacientes está ligada também ao envolvimento humano entre ele e a equipe, algo que os trabalhadores da Sesau vêm realizando com muito empenho e dedicação.
O secretário da saúde interino, Antônio Nisoli, fez uma avaliação do setor em São Sebastião, que segundo ele, tem melhorado bastante nos últimos tempos. “Pessoalmente é muito gratificante observar as mudanças significativas na saúde do município nestes anos de trabalho exercido dentro desta área. A cidade cresceu, se desenvolveu e a saúde caminhou junto, podendo oferecer hoje um atendimento que é referência na região”, apontou.
Conforme relatou Nisoli, é com grande satisfação que todos da equipe da Sesau recebem cada conquista, como o novo equipamento audiológico, que gera para a população cada vez mais condições de saúde e qualidade de vida.
Fonte: Prefeitura São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Dois são detidos após assalto em São Sebastião
- Estado vai liberar subsídio financeiro para São Sebastião
- Moradores da Costa Sul poderão ter acesso gratuito e agendado no Poupatempo
- Copa sebastianense de futsal e copa kids chegam ao fim da terceira rodada
- Secretarias de Saúde e Educação de São Sebastião iniciam o “Saúde e Prevenção nas Escolas”