ONG de São Sebastião se dirige à cidade vizinha em busca de parceria
quarta-feira, 11 de maio de 2011A ONG Companhia das Patas passa atualmente por alguns problemas. Segundo a vice- presidente da entidade, Márcia Danese, 45 anos, que atua na cidade São Sebastião e de Caraguatatuba, existente desde 2005, eles contam só com alguns associados. “Não tem empresa, parcerias com governos, ninguém forte que nos apoie”, desabafa.
De acordo com a Márcia, em São Sebastião, a ONG trabalha com anúncios e divulgações. “A feira acontecia em frente ao supermercado Garça, mas saturou. Não estávamos mais doando nenhum animal”, conta.
Conforme a vice-presidente, eles decidiram ir para Caraguatatuba, porque a procura é bem maior. Márcia também destaca que as causas podem ser, por que o centro dessa cidade citada é bem frequentado.
“O nosso trabalho é para castração, doação e a luta para não haver mortes de animais sadios, apreensão de animais, sem precisar jogar grandes quantidades em zoonoses”, explica Márcia.
De acordo com Márcia, a ONG busca do poder público parcerias. “A Secretaria de Saúde não fechou parcerias com a ONG, pois não considera o problema de super população de animais como sendo de saúde” acrescenta.
De cinco anos para cá, a ONG Companhia das Patas já doou 300 animais entre gatos e cachorros.
De acordo com a Assessoria de Imprensa de São Sebastião nesse último fim de semana a Sociedade de Amigos de Juquehy (Samju), com a atual administração organizou uma Campanha de Castração de Animais, no bairro Juquehy, Costa Sul de São Sebastião.
Só no sábado a tarde já havia castrados 40 animais entre cães e gatos. A intenção é diminuir o número de animais nas ruas, entre outros pontos satisfatórios aos donos, como a perda do mau costume de urinar em qualquer canto, de sair atrás das fêmeas, de miar e latir excessivamente, além de diminuir as chances de tumores de mama.
Reconhecida
Em Caraguatatuba existe a ONG Anjo de patas e segundo Neide Garcia Coelho Lopez, 56 anos, desde sua fundação em outubro de 2008, vem lutando para reconhecimento e apoio da prefeitura de Caraguatatuba. “Reunimo-nos com o prefeito Antonio Carlos (PSDB). O qual desconhecia o nosso trabalho, e ficou contente por saber que essa ação existia” conta.
De acordo com ela, o vereador Aurimar Mansano (PTB) fez o projeto. E nessa última quarta-feira foi aprovado pela Câmara Municipal. “Hoje, a ONG é reconhecida como Serviço de Utilidade Pública”, acrescenta.
Além da ajuda de custo, a presidente espera receber uma Unidade Móvel de Castração e um local para receber os animais.
Segundo a presidente, a ONG atua de diversas maneiras. “Ajudamos nas castrações dos animais abandonados e carentes, fazendo um cadastro e encaminhamos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Quanto aos filhotes, recolhemos e levamos para nossas casas, ou de protetores, onde tratamos, levamos aos veterinários, para então, levarmos para adoção”, resume.
De acordo com dados cedidos pela ONG Anjo de Patas de agosto de 2009 a abril de 2011 foi feitas 32 feiras, doados 441 cachorros e 223 gatos, em um total de 664 animais a menos na rua.
Conforme a presidente da ONG Anjo de Patas, outro campo que eles atuam é nas ocorrências de maus tratos contra animais. “As pessoas pegam animais, esquecendo que existe um período de 12 a 15 dias que geram responsabilidades e cuidados”, completa o Dr. Guilherme Garrido, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba.
Todos interessados em adotar um animal devem assinar um termo de responsabilidade. A ONG também faz visitas de averiguações nas casas. Um acompanhamento da criação. Segundo o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, toda ajuda que vier será bem vinda.
“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, letra de música de Raul Seixas, citada pela presidente da ONG Anjo de Patas, Neide Garcia Coelho Lopez.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião: Circuito Cultural Paulista começa no dia 11 de março
- 1° Aberto de Tênis de São Sebastião inicia com boas partidas
- Fim de semana terá peças teatrais em São Sebastião
- Conferência Municipal de Assistência Social de São Sebastião contará com três etapas
- São Sebastião: Idosos do Lar Vicentino formam a primeira turma do Brasil Alfabetizado