Oficina de capoeira promove encontro intermunicipal em São Sebastião
terça-feira, 1 de novembro de 2011Dia 28 de novembro, a cidade de São Sebastião, através da Seesp (Secretaria de Esportes), realizou oficina e apresentação de Capoeira de Angola, recebendo estudantes Educação Física da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e a visita do mestre Boca Rica, reconhecido internacionalmente por sua vida dedicada a divulgação desta arte.
Cerca de 120 pessoas, entre praticantes, mestres e ritmistas se reuniram no ginásio municipal José de Souza Gringo, o “Gringão”, onde trocaram experiências importantes sobre práticas e técnicas. Cerca de 40 capoeiristas sebastianenses, entre crianças e adultos, fizeram parte deste grupo num experimento importante cujo objetivo é divulgar a prática e, ao mesmo tempo, o aprendizado de novos e diferentes métodos.
À noite o grupo formou uma roda de capoeira em frente à Sectur (Secretaria de Turismo), na Rua da Praia, onde teve a oportunidade de levar sua arte para perto da população. As duas atividades foram programadas e organizadas por Domingos Aloísio de Faria, conhecido como mestre Dominguinhos, da Seesp, e pelo professor doutor de Educação Física da Unesp, Luiz Augusto Normanha Lima.
Crescimento
Segundo Lima, a Unesp traz a disciplina de capoeira em sua grade há 24 anos, sendo a única no País a realizar essa prática de forma obrigatória dentro do referido curso. Periodicamente a instituição proporciona viagens de intercâmbio, como esta que trouxe os alunos ao Litoral Norte do Estado.
Esta foi a terceira vez que universidade traz seus alunos para a região. No sábado 29, o grupo se apresentou em Caraguatatuba e no domingo 30, seguiu para Ubatuba, onde também foi aplicada a oficina.
O estudante da Unesp Felipe Gustavo Santos Canciglieri, que conheceu a capoeira há três anos no curso universitário e não parou mais de praticar, resumiu o sentimento responsável pela união de todos ao evento. “Essas viagens de intercâmbio permite um crescimento técnico e pessoal de importância única, pois além de evoluir dentro da prática, revela a importância de se levar a capoeira para dentro das universidades, tornando um estudo essencial aos alunos de Educação Física em todo o Brasil”.
Dominguinhos fez questão de agradecer ao apoio e à organização da Seesp, bem como a parceria da Unesp, “pois é através desta união agregando cada vez mais outros grupos, é que se pode manter a capoeira viva, além de levá-la ao conhecimento e admiração dos mais novos e de um público geral cada vez maior”, disse o mestre. Ele acrescentou que, em meados de 2012 representará São Sebastião na França por meio das escolas de Capoeira Angola Cajueiro e Filho de Angola.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Morador encontra foca em praia de São Sebastião
- São Sebastião vence a terceira edição dos Jogos dos Idosos
- São Sebastião: Cetesb tem inscrições abertas para estágio
- Arrastão em São Sebastião marca início da ‘Semana Estadual de Mobilização Social de Combate a Dengue’
- São Sebastião recebe exposição sobre bens tombados