Ernane participa da entrega de ônibus novos à população de São Sebastião
segunda-feira, 20 de junho de 2011A empresa Ecobus, responsável pelo transporte coletivo da cidade São Sebastião, entregou oficialmente na tarde desta sexta-feira (17), 15 novos ônibus eletrônicos, ecológicos e adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos e cadeirantes.
A cerimônia aconteceu na Rua da Praia, região central da cidade, e contou com a participação de secretários e assessores da prefeitura, membros da direção da empresa, vereadores e populares.
A partir de agora a Ecobus passa a operar com uma frota de cem veículos na cidade. Desse total, 23 são ônibus adaptados com equipamentos especiais de acessibilidade. Os ônibus entregues hoje, além da acessibilidade, possuem um sistema de alta tecnologia para oferecer mais segurança ao passageiro.
Através dos recursos eletrônicos desses novos carros é possível, por exemplo, determinar a rotação máxima e a velocidade que os veículos devem circular na cidade, além de impedir o tráfego com portas abertas. Esse tipo de ônibus também realiza o bloqueio da ignição caso a marcha esteja engrenada.
Além disso, o sistema eletrônico facilita em muito a detecção de problemas mecânicos no veículo, é mais silencioso e causa menor impacto ao meio ambiente porque reduz a emissão de gases poluentes, por isso é chamado de ônibus ecológico.
Outra vantagem do ônibus eletrônico é o conforto já que o veículo possui bancos estofados e som acústico.
Segundo diz o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio, “a Ecobus havia se comprometido com a população, no momento do reajuste da tarifa, em promover uma renovação da frota de ônibus e a entrega hoje desses veículos proporciona o sentimento de dever cumprido”.
Inácio também informou que a maior parte desses novos ônibus deve atender a população da costa sul, que utiliza o coletivo para percorrer distâncias maiores, permanecendo mais tempo dentro dos carros. Porém, a costa norte também será beneficiada com as novas aquisições e com a vinda de veículos que deixam de circular na região sul.
Prefeito Ernane Primazzi ressaltou a importância do cumprimento de uma das exigências feitas para a concessão do serviço à empresa, que ganhou a licitação realizada recentemente. Ele lembrou que “a troca da frota que atende o município e sua modernização, tornando-a acessível e ecologicamente correta, estava prevista em contrato e, portanto, esta ação nada mais é do que a viabilização de um contrato que irá levar conforto e qualidade de transporte a população”.
Ele fez questão de lembrar o quanto é importante tornar o transporte público acessível, pois “somente quem lida diretamente com as pessoas que têm limites de locomoção, como deficientes, cadeirantes e idosos, é que consegue entender o como essa facilidade proporcionada por esses veículos adaptados pode influir na vida diária de quem precisa”.
Acessibilidade
De acordo com o presidente da Adef (Associação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Sebastião), Mônico Santos Silva, a aquisição dos novos ônibus vai contribuir para melhorar a qualidade de vida de muitos moradores.
“Hoje temos 1,2 mil pessoas cadastradas na Adef que serão beneficiadas com essa iniciativa”, diz.
Os novos ônibus adaptados possuem porta central mais larga do que as comuns e espaço interno próprio para uma cadeira de rodas, que é travada com barra e cinto de segurança.
A pessoa com deficiência tem acesso ao ônibus por meio de um elevador, com rampas de acesso automáticas e braçadeiras de apoio, e pode contar inclusive com o auxílio do motorista, que dará mais segurança na hora do embarque e desembarque.
A medida visa beneficiar não só os deficientes como as pessoas que apresentam dificuldade de locomoção e/ou precisam utilizar andador, muletas e bengalas. O ônibus adaptado permite que todas essas pessoas possam exercer o seu direito de ir e vir com liberdade, um ato que resgata a cidadania.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Municípios recebem R$ 9 milhões referente ao ICMS em janeiro; São Sebastião fica com 60% do valor
- Bullyng é tema de peça teatral nesta quarta-feira no Municipal de São Sebastião
- Emei Mundo Encantado promove II Festa da Família em São Sebastião
- Prefeito de São Sebastião participa de plantio de árvores na cidade
- São Sebastião recebe a arte do Graffiti Digital