Em processo de dissolução PMDB de São Sebastião tem novo comando.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011O PMDB de guia da cidade São Sebastião sofreu processo de dissolução, em reunião na Executiva Estadual em São Paulo na manha de ontem. O pedido de dissolução partiu por parte do jalesense Jarbas Elias Zuri Júnior,
o Jarbinhas, que foi escalado pelo Vice-presidente Michel Temer para integrar a comissão provisória do PMDB estadual, que trabalha na reestruturação do Partido no Estado de São Paulo com a morte do Ex-Governador Orestes Quércia, que comandou o partido em São Paulo desde a fundação. Jarbas é considerado aliado de longa data do vice-presidente Michel Temer.
O relator do processo de intervenção da cidade de São Sebastião foi o Deputado Estadual Jorge Caruso, que deu seu parecer pela dissolução do PMDB Sebastianense.
O motivo apresentado por Jarbas para a dissolução do PMDB de São Sebastião foi que o Diretório Municipal de São Sebastião, infringiu o Estatuto do Partido, dizendo que o PMDB em São Sebastião, conseguiu para Deputado Federal apenas 140 votos, o equivalente a 4,0% dos votos válidos no município e para Deputado Estadual, 282 votos, o equivalente a 8,1% dos votos válidos.
Em defesa apresentada pelo PMDB Sebastianense, o ex-presidente Gustavo Barboni afirma que o atual diretório está vigente desde 26/10/2009, e vêm trabalhando para o fortalecimento e estruturação do partido no município de São Sebastião, na busca de aumentar o número de filiados e, principalmente, a filiação de lideranças políticas, com capacidade de disputar os mais diversos cargos políticos.
O PMDB de São Sebastião possui 1.377 (um mil e trezentos e setenta e sete) filiados, de acordo com a relação de filiados, processada pela Justiça Eleitoral em 15/04/2011, sendo, portanto, a maior agremiação partidária em número de filiados do município.
A última vez que o PMDB de São Sebastião teve representante eleito para a Câmara de Vereadores foi na eleição de 2000, sendo que nas eleições de 2004 o Partido obteve 1.481 (um mil quatrocentos e oitenta e um) votos, não conseguindo eleger sequer um único vereador.
Já em 2008, diferentemente de 2004, o PMDB aumentou o seu desempenho em 51,05%, obtendo 2.237 (dois mil duzentos e trinta e sete) votos, elegendo como vereador o Marcos Tenório com 739 votos.
Em defesa ainda o ex-presidente afirmou que o PMDB de São Sebastião em toda a sua existência no município jamais teve representante local nas eleições para Deputados, sendo que nas eleições de 2010, o vereador Marcos Tenório, lançou-se candidato a Deputado Federal pelo partido obtendo um total de 5.971 (cinco mil novecentos e setenta e um) votos.
Barboni afirma ainda que o número de votos obtidos para Deputado Federal houve um aumento considerável de 213,35% comparando os votos dados pelo partido na eleição de 2006, sem base para qualquer fundamento que desse motivo para haver uma dissolução no diretório Sebastianense.
Na manha de ontem aconteceu à dissolução do diretório municipal de São Sebastião, em reunião da executiva provisória estadual, que optou pela troca do comando do partido em São Sebastião. Com essa decisão, o PMDB Sebastianense deixou de ser presidido pelo Advogado Gustavo Barboni, passando agora a ser presidido pelo seu colega o Advogado Juliano Duarte, forte aliado do ex prefeito Dr. Juan Garcia. Pelo que tudo indica com essa mudança, o PMDB de São Sebastião caminhará com o pré candidato Dr. Juan nas eleições de 2012.
Já o Vereador Marcos Tenório PMDB, utilizou a tribuna na sessão de Câmara noite de ontem, afirmando que esteve em São Paulo na reunião da Executiva Estadual, fazendo a sustentação oral, afirmando ser contrario a decisão do diretório estadual, pela forma em que as coisas foram feitas. Tenório foi claro em suas palavras em dizer que não foram respeitados os anos de militância partidária peemedebista em São Sebastião.
Demonstrando seu descontentamento, Tenório usou a frase de um dos Deputados do PMDB e disse, corno sim, manso nunca, encerrando seu discurso.
Segundo fontes ligadas ao Vereador, o mesmo está estudando as possibilidades para tomar uma posição diante de toda essa mudança.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Criminosos explodem caixas eletrônicos em São Sebastião
- Travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela terá interrupção
- Prefeitura de São Sebastião assina convênio com o DADE na ordem de R$ 6,4 milhões
- São Sebastião: Pós Carnaval tem Esporte e Cultura na programação de fim de semana
- São Sebastião realiza Semana da Afrodescendência