Cisne Branco chega ao Porto de São Sebastião e recebe visita de estudantes
quinta-feira, 30 de junho de 2011Um dos navios mais charmosos da Marinha do Brasil atraca nesta sexta-feira no Porto de São Sebastião. O veleiro Cisne Branco não vinha à região há quase sete anos.
Nos seis dias que ficar no Litoral Norte vai receber visita de alunos e convidados, além de acompanhar a largada da regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, que será realizada no próximo domingo, dentro da programação da 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week.
De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, na segunda e terça-feira da próxima semana a embarcação que viaja pelos mares brasileiros representando o país, abrirá suas portas para receber cerca de 320 alunos das escolas municipais da cidade.
Elas terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o navio-veleiro, os compartimentos de convivência, as velas que o transforma no imponente navegador dos mares e o motor na casa de máquinas.
Com seus 76 metros de comprimento e 46 metros de altura, além de 32 velas na cor branca, representando 2195 m², o Cisne Branco chama a atenção por onde passa e navega pelo seu tamanho e por sua construção. Ele pode atingir quase 20 milhas por hora. Sua tripulação é formada por 10 oficiais e 32 praças. O navio é uma cópia fiel dos mais rápidos veleiros do século XIX – os lendários “Clippers”.
Batizado de navio veleiro “Cisne Branco”, a embarcação foi construída baseada na ideia de que tivesse todos os sistemas de tecnologia avançada, realizando, porém, todas as manobras de convés e vela exatamente como ocorriam no século XIX, mantendo assim as mais antigas tradições de marinharia.
Em 2000, o navio participou das comemorações relativas aos 500 anos de Descobrimento do Brasil, realizando a travessia do Oceano Atlântico.
Além de ser um dos motivos para a aquisição do navio, foi um bom exemplo de como o navio pode ser utilizado para desenvolver e promover as tradições navais brasileiras.
O “Cisne Branco” também é utilizado para o treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os Aspirantes da Escola Naval. Também podem embarcar alunos das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
O veleiro foi construído pelo estaleiro Damen, em Amsterdam, na Holanda, e custou US$ 15 milhões.
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Câmara analisa projeto que prevê mudança na lei de Micros e Pequenas empresas e ao Micro empreendedor
- São Sebastião: Projeto Caiçarando apresenta programação com grande aprovação do público
- Começa amanhã o 4º Jogos do Idoso de São Sebastião
- Exposição interativa “Ciclops” acontece este feriado no calçadão da Sectur
- Mês de aniversário do Teatro Municipal em São Sebastião traz programação especial