Após vazamento de óleo, camarões são achados mortos em São Sebastião
terça-feira, 16 de abril de 2013Milhares de camarões foram encontrados mortos desde domingo (14) no litoral norte paulista, em área atingida por óleo combustível que vazou do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), no dia 5. Os camarões apareceram na praia do Pontal da Cruz, Arrastão e São Francisco. Amostras foram coletadas para tentar confirmar a contaminação.
A prefeitura suspeita que os crustáceos morreram por causa do derramamento. Já a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) diz que a principal hipótese é a chegada de uma frente fria na região, que teria alterado as correntes marítimas. Porém, como o derramamento foi recente, não descarta que a poluição seja a causa das mortes.
O vazamento de óleo atingiu 11 praias em São Sebastião e outras três na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O derramamento aconteceu quando óleo combustível marítimo MF-320 escapou por uma válvula no sistema de oleoduto do Tebar, da Transpetro/Petrobras.
Embora a Petrobras afirme que houve vazamento de apenas 3,5 mil litros, a prefeitura de São Sebastião calcula que entre 8 mil a 15 mil litros de óleo foram despejados no mar, como afirma o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego.
A estatal foi multada em R$ 10 milhões pela Cetesb e em R$ 50 mil pela prefeitura de São Sebastião. Em nota, a empresa na cidade de São Sebastião afirmou que vai recorrer das duas multas.
Fonte: R7
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Quanto custa alugar um imóvel de veraneio em São Sebastião no final do ano?
- São Sebastião: CCZ inicia campanha de vacinação contra a raiva no próximo mês
- ONG de São Sebastião se dirige à cidade vizinha em busca de parceria
- São Sebastião é sede da Taça Vanguarda de Futsal
- São Sebastião terá de refazer edital para iluminação do Porto