Muro desaba no Itatinga e cinco residências são interditadas pela Defesa Civil de São Sebastião
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011Na última segunda-feira, por volta das 17h30, Gilvan Viana Coimbra, 27 anos, cochilava em frente à televisão de sua casa, no número 452 da Rua Francisco Brum do Canto, no Itatinga, região central da Cidade São Sebastião, quando, de repente, acordou assustado com os gritos de seu filho, de seis anos, que brincava na sala.
O menino gritava para seu pai sair da casa enquanto pulava a janela de casa e seguia correndo para a casa de sua tia, que fica na mesma rua, alguns metros acima. O chão da área externa de sua casa e o muro em frente estavam desabando. Antes de fugir, Gilvan ainda pegou alguns pertences e documentos e encostou seus objetos de valor num local mais para trás da residência, onde considerava seguro.
O rapaz, que é pedreiro, terminou de construir sua casa de quatro cômodos, onde morava com mulher e filho, há apenas um ano e meio. A família está abrigada na casa do pai de Gilvan, que também mora alguns metros acima dessa mesma rua.
Ontem à tarde, além da casa de Gilvan, outras quatro residências – duas ao lado da sua e duas embaixo – foram interditadas pela Defesa Civil do município, que colocou uma lona sobre o talude que escorregou. As famílias foram retiradas de suas casas e devem pernoitar em casas de parentes, assim como Gilvan. No entanto, aparentemente, segundo Gilvan, os moradores das casas de baixo insistem em permanecer em suas casas, alegando que a construção está bem feita. “As casas aqui embaixo podem ser atingidas pela laje. A minha casa mesmo, segundo a Defesa Civil, pode cair a qualquer momento”, disse Gilvan. Uma moradora de uma das casas de baixo, que não quis identificar, disse que ninguém deixou a residência, confessando que está com medo.
A visita de uma assistente social ao local foi solicitada pela Defesa Civil e os proprietários das casas foram notificados. Segundo o órgão, será oferecido auxilio às famílias. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Marcos Antonio de Aguiar Ferreira, o desabamento ocorreu apesar de o índice acumulado dos últimos três dias ter sido de 31,7 milímetros, o menor registrado entre as quatro cidades da região.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Começa amanhã o 4º Jogos do Idoso de São Sebastião
- Agremiações carnavalescas de São Sebastião apresentam sambas-enredo nesta sexta
- Coordenadores e monitores de São Sebastião são capacitados sobre novo Sistema de Informática
- Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo promoveu visita de crianças à São Sebastião
- Lisfuts doa 140 litros de leite para o Fundo Social de São Sebastião