Diminui o índice de internação de idosos em São Sebastião
quinta-feira, 26 de julho de 2012As diversas ações realizadas pela saúde pública de São Sebastião são responsáveis para a queda na taxa de internação de idosos, reflexo da dedicação de profissionais que visam um maior cuidado com a saúde desta parcela da população.
O município segue no sentido contrário ao levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Nele, pelo menos quatro idosos morrem por dia, no Estado, em razão de quedas. Em 2011, das 27.886 pessoas com mais de 60 anos internadas em hospitais públicos por conta de alguma queda, 1.507 morreram.
Segundo dados do Ministério da Saúde, São Sebastião registrou, por exemplo, uma taxa de internação hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur em 2009 de 17,29 caindo para 5,21 em 2010 e ainda mais em 2011, quando a taxa ficou em 3,10.
Entre as ações desenvolvidas podemos destacar a participação do interlocutor da Saúde do Idoso, o enfermeiro José Antônio de Andrade, no curso “Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, organizado pelo Programa de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
Ações
Posteriormente todo o conhecimento adquirido foi multiplicado para os técnicos da saúde da família, através de cursos, além de disseminado em forma de oficinas especiais para os demais profissionais da saúde e familiares de idosos. José Antônio também desenvolveu um protocolo onde discorreu sobre as definições, diferenças e necessidades de idosos dependentes e independentes, visando difundir o conhecimento de ações que visam oferecer a esta população mais saúde e qualidade de vida.
Fora o curso de ‘Prevenção de Quedas em Idosos’, houve ainda ações de prevenção na comunidade desenvolvidas durante visitas domiciliares e nos grupos. Foi realizada também uma palestra-oficina no Teatro Municipal durante as comemorações da Semana de Enfermagem, onde o tema foi amplamente discutido entre os profissionais de saúde da cidade e demais municípios participantes.
Profissionais da saúde ligados especificamente a este trabalho, também participam periodicamente das reuniões com a Comissão Municipal do Idoso de São Sebastião. As unidades de saúde da secretaria possuem ações de assistência ao idoso e a última ‘Avaliação Global da Pessoa Idosa’ totalizou 215 atendimentos e realizou a implantação da Caderneta da Pessoa Idosa, sempre com o objetivo de levar informação e capacitação para que a rede municipal zele cada vez mais e melhor por esta população que requer uma atenção especial.
Quedas
O alto índice de mortalidade na terceira idade se deve às graves consequências causadas pelas quedas, como é o caso das fraturas que só podem ser tratadas, através de procedimentos cirúrgicos, durante os quais podem ocorrer complicações.
Entre os principais motivos das quedas está a osteoporose, ou seja, o enfraquecimento dos ossos; a diminuição dos sentidos, como a visão e o equilíbrio; e o enfraquecimentos dos músculos.
Nas oficinas desenvolvidas pelo interlocutor da Saúde do Idoso direcionadas aos familiares e comunidade, entre outras abordagens, é feita uma orientação para facilitar a vida dessas pessoas e prevenir acidentes, como readequação de móveis na casa, iluminação, medicação, vestimentas e calçados adequados, enfim, tudo que é possível se fazer para promover qualidade de vida na melhor idade.
Fonte: Prefeitura São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Prefeitura de São Sebastião anuncia medidas para aumentar segurança durante a temporada de verão
- Prefeitura de São Sebastião faz mutirão na região central da cidade
- Agentes de combate à endemias recebem equipamentos em São Sebastião
- Maternidade de São Sebastião chega ao limite de atendimento
- Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para seleção de projetos culturais