São Sebastião: Ciama faz festa de 18 anos hoje
quarta-feira, 11 de julho de 2012O Teatro Municipal de São Sebastião receberá hoje, 11, a festa pelos 18 anos do Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno).
O programa é da Secretaria de Saúde e vai muito além do incentivo à amamentação, pois desenvolve atividades e cursos que envolvem a maternidade desde a gravidez até os dois anos da criança, ou até quando estiver em fase de amamentação.
Durante todo o dia os participantes poderão ter contato com o trabalho primoroso desenvolvido pelo Centro, através de diversas palestras sobre temas relacionados à amamentação, vídeos comemorativos, apresentação de dança e homenagens àqueles que construíram sua história.
A parte da manhã será totalmente dedicada aos profissionais envolvidos com as famílias, ou seja, profissionais da saúde, educadores e o serviço social, mas também será aberto aos frequentadores do Ciama. À tarde, as atividades serão voltadas para aos que usufruem dos projetos desenvolvidos pelo Centro, como mães, pais, avós e filhos.
Amamentação
De acordo com Carla Bruço, coordenadora do Ciama, além de suprir as necessidades nutritivas do bebê, a sucção ao peito promove um contato físico muito íntimo entre mãe e filho, permitindo a criação de laços afetivos tão fortes e profundos que se manifestam durante toda a vida da criança. “A confiança e a segurança que se desenvolvem nesta relação afetiva contribuirão de forma considerável para garantir seu papel de indivíduo na sociedade”, disse.
Segundo a coordenadora, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a cada ano 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas por meio da prática do aleitamento materno. Crianças nesse processo, exclusivo, sofrem duas vezes e meio menos episódios de doenças do que aquelas que tomam leite artificial.
Baseado nestes dados a OMS estabeleceu a recomendação de aleitamento materno exclusivo até os seis meses e o continuado até os dois anos de idade ou mais.
Em pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada no Brasil, constatou-se uma diminuição na taxa de mortalidade infantil. “Porém ainda é preciso haver mais avanços, pois o aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de ser um ato simples, barato e acessível”, frisou a coordenadora.
Programação
8h30 – Credenciamento/Manhã
9h – Abertura Oficial
9h10 – Palestra “PSF Porta de Entrada da Amamentação”, com Ana Cecília Dias Aragão (fonoaudióloga, especialista em Saúde Pública e Consultora Internacional em Amamentação pelo IBCLC)
10h15 – Depoimentos de profissionais da área da Saúde
10h30 – Coffee Break
10h45 – Palestra “Para Além do Seio”, com a Denise de Sousa Feliciano Monteiro (psicanalista, doutora em pesquisa sobre a amamentação pelo Instituto de Psicologia da USP)
14h – Credenciamento/Tarde
14h30 – Vídeo Apami “Apoio à Maternidade Sebastianense”
14h45 – Dança Materna com as colaboradoras da Apami, mães e filhos (coreografa: professora Cristiane Rezende)
15h – Homenagem à Keiko Miyasaki Teruya, pediatra e doutora em medicina preventiva da USP
15h30 – Vídeo “Licença-maternidade no Brasil e no Resto do Mundo”
16h – Celebração dos 18 anos do Ciama
16h30 – Encerramento
Serviço: Mais informações sobre o Ciama pelo telefone (12) 3892-5381.
Fonte: Prefeitura São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Teatro Municipal de São Sebastião recebe ópera
- Arraiá Caiçara 2012 promete agitar São Sebastião durante 10 dias de festa
- “Agita Costa Sul Mix” começa nesta sexta em São Sebastião
- São Sebastião: Projeto Bicicletada Nacional Rio+20 chega a cidade
- São Sebastião: Sebrae realiza 60 atendimentos em Boiçucanga