Secretaria de Saúde aplica 966 doses de vacinas contra o Influenza
terça-feira, 8 de maio de 2012A atual Administração por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) e iniciativa do Ministério da Saúde, realizou nesse sábado 5, o Dia D de Vacinação Contra o Influenza em todo o município. Segundo informações da Divisão de Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 966 doses. Destas,
311 doses foram aplicadas em crianças de seis meses a dois anos 110 doses em gestantes e 545 em idosos.
Na Costa Sul, mais precisamente em Boiçucanga, a campanha aconteceu na ESF (Estratégia Saúde Família) Boiçucanga I e II, e contou com uma equipe de profissionais composta por uma enfermeira responsável, cinco auxiliares de enfermagem, três agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de dentista, além de dois serventes.
Em seu primeiro dia, a unidade recebeu aproximadamente 49 adultos com idade igual ou superior a 60 anos, 44 crianças de seis meses a dois anos fora 15 gestantes.
De acordo com a enfermeira responsável da unidade, Débora Ferreira Rocha de Carvalho, o objetivo da campanha é fazer um trabalho de prevenção contra o influenza principalmente com os grupos que são considerados de risco. “Com esse trabalho conseguimos minimizar em até 20% o número de hospitalização para idosos”, informou a enfermeira. Ainda no caso dos idosos, os profissionais da Saúde checaram a carteira de vacinação e orientaram quanto as vacinas em falta a serem tomadas. Essa medida continuará por todo o período de vacinação.
Para a moradora Maria Odionize Magalhães, 62, é muito importante participar da campanha e se prevenir. “Estou com as vacinas em dia e todo ano participo da campanha, por isso é muito difícil ficar resfriada”, disse. Aos 63 anos, Francisco Gomes Leal afirmou que “com saúde não se brinca, por esse motivo sempre me informo e participo das campanhas de prevenção”, comentou.
Em Juquehy, foram vacinadas 142 pessoas, das quais 65 crianças, 59 idosos e 18 gestantes.
Para a moradora Juceli dos Santos Farias, 38, que levou seu filho Yago dos Santos Farias, de um aninho, a campanha é de suma importância para evitar doenças. “Eu me preocupo muito com a saúde e sempre que há campanha trago o meu filho porque se há como evitar doença, por quê não trazer?”, declarou.
A manicure Eliete Priscila Barbosa, 21, mãe da Bianca Yasmin Santos Moura, de 9 meses, também aprovou a iniciativa. “A vacinação é importantíssima e necessária para a saúde”, afirmou. A idosa Nilva Sueli Marques, 66, de São Paulo, veio curtir o dia de sol na praia de Juquehy e aproveitou para se vacinar contra a gripe. “Participo de todas as campanhas e a vacina me deixa super bem. Gostei muito do atendimento”, observou.
Durante todo o dia foi realizado, nos postos e centros de saúde, o trabalho de prevenção ao câncer bucal apenas para o grupo da terceira idade que, após a vacinação, dirigiu-se à consulta rápida com direito a inspeção e orientação sobre a saúde bucal.
A campanha prosseguirá ao longo de aproximadamente três semanas, até 25 de maio e se necessário poderá ser prorrogada.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Fumar é tema de palestra no teatro municipal em São Sebastião
- Procon-SP autua empresas por lesar consumidor em São Sebastião
- Homem é detido por porte ilegal de arma em São Sebastião
- Jogos Regionais: Atletas de São Sebastião continuam na briga por medalhas
- Secretarias de Saúde e Educação de São Sebastião iniciam o “Saúde e Prevenção nas Escolas”