Procon de São Sebastião dá dicas para uma Páscoa sem problemas
quarta-feira, 4 de abril de 2012Mais uma vez o Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Sebastião orienta seus consumidores e dá algumas dicas para as compras nesta Páscoa, celebrada no próximo domingo, dia 8 de abril. “A principal dica, antes de qualquer compra, é a tradicional pesquisa de preços”, esclareceu Marcos Roberto Souza, procurador-chefe do órgão.
Segundo ele, produtos vendidos somente em determinado período do ano, a exemplo dos ovos de chocolate, apresentam grandes variações de preço de acordo com os estabelecimentos.
O Procon também chama a atenção do consumidor para os rótulos. De acordo com Souza, a embalagem dos ovos deve trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição, uma vez que determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo.
“É importante ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos desses produtos não são equivalentes entre as marcas”, salientou o Marcos Souza. Vale ressaltar que alguns brinquedos inseridos como brindes dentro dos ovos possuem recomendação de idade mínima para o uso.
Além disso, a embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. O Procon orienta, ainda, que o consumidor verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados. “Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável”, explica.
Caseiros
Não são apenas os produtos industriais que merecem a atenção nesta Páscoa. O Procon também dá algumas dicas a quem optar por comprar ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira.
Neste caso, é recomendável uma visita à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal.
“Outro produto muito procurado nesta época são os pescados e os cuidados devem ser redobrados de igual forma”, avalia o coordenador. Ele alerta os interessados a avaliarem os peixes frescos, os quais devem possuir as guelras vermelhas, olhos brilhantes e escamas firmes. Quanto ao bacalhau, o consumidor deve atentar-se à forma de comercialização e os padrões de higiene, ditados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Serviço: O atendimento pessoal do Procon é feito na Rua Sebastião Silvestre Neves, nº 185 – Centro, de segunda a quinta feira. Horário: 10h às 12h e 13h30 às 16h. Os moradores da Costa Sul podem se dirigir à Regional de Boiçucanga, na Avenida Walquir Vergani, nº 36, todas as quartas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 15h.
Fonte: O Noticiado