Dia Internacional da Mulher terá programação especial em São Sebastião
quarta-feira, 7 de março de 2012A Administração Municipal em guia de São Sebastião promoverá, com apoio de várias entidades,diversas ações em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, comemorado mundialmente no dia 8 de março.
Na quarta-feira (7), haverá palestra com o tema “Ações Penais da Lei Maria da Penha” no Espaço Batuíra, no bairro São Francisco, às 17h, evento realizado com a participação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Nesta mesma data a Embelleze fará um “Dia da Beleza” para as mães dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que começa às 8h na sede da instituição.
Na quinta-feira (8) a mesma palestra será levada para a Costa Sul, com início às 9h no CRAS de Boiçucanga.
No mesmo dia, data da comemoração oficial, haverá uma caminhada no centro da cidade, promovida pela Associação de Mulheres de São Sebastiao (AMSS), cuja concentração será na frente do supermercado Pão de Açúcar às 17h30. De lá os participantes seguirão para a Praça do Coreto, onde haverá uma saudação às mulheres e a apresentação do Coral Municipal de São Sebastião “Maestro Sinésio Pinheiro” às 17h30.
A caminhada terá como tema a luta pelo fim da violência contra a mulher e contará inclusive com a participação de homens que compartilham desta luta. Com o apoio da Faculdade São Sebastião (Fass), 200 camisetas serão distribuídas entre os participantes, porém mesmo sem a camiseta a participação é livre.
Na quarta-feira, dia 21 de março, a palestra “Ações Penais da Lei Maria da Penha” volta ao Espaço Batuíra, no bairro São Francisco, no horário das 17h, com a participação da OAB.
História
No Dia 8 de março de 1857 operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve, ocupando a fábrica e reivindicando melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida de forma violenta: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e o prédio foi incendiado. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as essas mulheres, mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo
Ao ser criada esta data não se pretendia apenas comemorar, mas debater e discutir o papel da mulher na sociedade atual. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões com tal objetivo.
O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Prefeitura de São Sebastião apoia projeto esportivo “Bom na escola, bom no surf”
- Vôlei masculino de São Sebastião conquista o bronze na Livovale
- São Sebastião: Oportunidade de emprego e crédito rápido estão cada vez mais fáceis
- Controle de zoonose de São Sebastião tem animais para doação
- Equipe de São Sebastião disputará 11ª Copa América de Ciclismo na capital