Cemin realiza ações especiais durante o Carnaval em São Sebastião
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012O Cemin (Centro Municipal de Infectologia), órgão ligado à Sesau (Secretaria da Saúde de São Sebastião), elaborou algumas ações especiais que serão realizadas durante todos os dias do Carnaval de São Sebastião,
contribuindo para difundir informações e esclarecimentos à população sobre DST/Aids e lembrar os foliões sobre a importância da prevenção.
Será montada uma tenda na Rua da Praia, região central da cidade, onde durante os cinco dias de folia serão distribuídos 30 mil kits com preservativos e três funcionários do Cemin estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o tema e também sobre o funcionamento do Cemin. Paralelamente, uma equipe volante com duas pessoas percorrerá a região para levar a informação àqueles que não passarem pela tenda.
O trabalho volante também será feito na Costa Sul do município, onde quatro funcionários percorrerão diversas localidades onde há concentração de pessoas levando mais 30 mil kits com camisinhas.
No domingo 19, outras duas importantes ações serão desenvolvidas em eventos específicos do município: no Carnamar, três funcionários do Cemin distribuirão 5 mil kits e, no Banho da Dorotéia, uma equipe volante de quatro pessoas distribuirá outros 3 mil kits, todos eles com preservativos.
De acordo com a coordenadora do Cemin, Leda Nicolau Correa, “a distribuição para adultos e adolescentes, são de extrema importância para lembrar as pessoas sobre a importância de se divertir sem se esquecer dos cuidados fundamentais com a saúde, principalmente em relação as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”.
DST-Aids
As DSTs são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Algumas DSTs podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, no caso de sexo sem camisinha, a procura pelo serviço de saúde para consultas com um profissional. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.
A Aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez e no parto. No caso da Aids, a transmissão também pode ocorrer na amamentação.
O tratamento das DST e da Aids melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).
Serviço: O Cemin fica na rua Antônio Pereira da Silva, 280, 1º andar do Centro de Saúde da Topolândia, Encontra São Sebastião. Informações pelo telefone (12) 3891-4992.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Muro desaba no Itatinga e cinco residências são interditadas pela Defesa Civil de São Sebastião
- Comtur se reúne por um turismo mais eficiente e abrangente em São Sebastião
- Mesatenistas de São Sebastião fazem bonito nos 28º Jogos Abertos da Juventude
- São Sebastião: Fiscalização da prefeitura é impedida de fazer vistoria na Petrobras
- São Sebastião anuncia redução do valor da passagem de ônibus