Vírus do sarampo chega à cidade de São Sebastião
quarta-feira, 30 de novembro de 2011O sarampo, uma doença aparentemente controlada no país, deixou 12 pessoas doentes no estado esse ano. E metade desses casos foram em guia São Sebastião. O motivo pode ser uma epidemia trazida da Europa e que chegou à cidade pelo porto. Para evitar novos casos, a prefeitura faz uma campanha de vacinação na cidade.
Os casos foram registrados na região central, próximo ao porto. As seis pessoas tinham entre seis e dezenove anos e se conheciam. A suspeita da vigilância epidemiológica do estado é que o vírus tenha chegado à cidade em tripulantes de navios europeus. “A cidade é portuária e às pessoas acabam frequentando o centro da cidade utilizando do comércio e as crianças acometidas eram da região central. Então, a gente acredita que o vírus veio de fora”.
O primeiro caso de sarampo foi diagnosticado em São Sebastião no fim de julho. Desde então foram tomadas ações para bloquear o vírus, como a imunização do círculo de amizade das vítimas e também medidas de prevenção.
Funcionários da rede hoteleira e no comércio estão sendo orientadas a ir aos postos de saúde para tomar a vacina e jovens da rede pública que não tomaram a dose estão sendo vacinados dentro das escolas. A vacina contra o sarampo oferecida é a tríplice viral, contra o sarampo, rubéola e caxumba. Em crianças ela é a aplicada em duas doses, com um e depois cinco anos. Adultos tomam uma dose e já estão imunes. Quem já se vacinou não precisa se preocupar.
Como desde setembro nenhum caso novo foi confirmado, a vigilância epidemiológica do estado diz que a população pode ficar tranquila. “Com os bloqueios feitos pela equipe de saúde, a gente não teve nenhum outro caso. Não é para ninguém se alarmar, mas é importante que com a vinda da temporada, vinda de turistas, que a gente não sabe de onde vem. Então, as pessoas que não estão imunizadas, que procurem o posto de saúde e se vacinem”.
A vacina está disponível em qualquer posto de saúde com a apresentação da carteira de vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Fonte: VNews
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Região central de São Sebastião receberá duas novas obras
- São Sebastião vence a terceira edição dos Jogos dos Idosos
- São Sebastião já registra alto número de ocupação dos meios de hospedagem
- São Sebastião: Prefeito assina convênio com Estado para implementação da Academia ao ar livre
- Bombeiros de São Sebastião realizam a campanha “Bombeiro Sangue Bom”