São Sebastião recebe oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico
quarta-feira, 14 de setembro de 2011No fim de setembro, a cidade de São Sebastião receberá a “Oficina de Patrimônio Arquitetônico: Princípios gerais de preservação e projetos”. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Condephaat, das Oficinas Culturais e do Sisem – SP, em parceria com a Administração Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) / Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana.
A oficina é voltada para o público formado ou estudantes de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Comunicação, História, Museologia, artes e gestão públicas; agentes e produtores culturais, professores e demais interessados no tema.
O objetivo é qualificar os profissionais e estudantes do interior para a preservação do patrimônio material e imaterial. O curso visa também ampliar e fortalecer as políticas públicas da Secretaria Estadual para a área de patrimônio cultural no interior do estado, através da qualificação dos que atuarem com a questão patrimonial.
A Oficina
A oficina será ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves. Eles introduzirão os participantes ao universo da preservação da arquitetura e irão abordar os princípios técnicos, formais e legais no âmbito público privado.
O curso também contará com a apresentação da presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello, e a participação de Marília Barbour, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria do Estado da Cultura e, ainda, com a presença de Alberto Fernando Affonso Cândido, arquiteto da mesma unidade.
O programa da oficina será desenvolvido em dois módulos temáticos, com 13 horas/aula, e um fórum de 2 horas/aula destinado à discussão de questões locais à luz do que foi apresentado durante as aulas.
Os temas abordados serão: história do restauro e os princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais; organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação; procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica; e estudos de casos apresentando experiências concretas de intervenção no patrimônio edificado.
Para fechar as atividades, os participantes serão estimulados a debater questões relacionadas à preservação do patrimônio local.
As aulas serão realizadas de 23 a 25 de setembro, no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no bairro de São Francisco, região central da cidade. Na sexta-feira 23, o horário é das 19h às 22h. No sábado 24, das 9h às 13h e das 14h às 18 e, no domingo 25, das 9h às 13h.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião recebe exposição sobre bens tombados no litoral paulista e Vale do Paraíba
- São Sebastião: Cenas de cinema no palco com o grupo Urbanos
- “Papo sobre Saúde” encerra atividades na EM Antonio Luiz Monteiro, em São Sebastião
- Teatro Municipal de São Sebastião será palco do espetáculo “Pétala por Pétala” produzido por Zeca Baleiro
- Projeto Atividade fecha ano com almoço de confraternização em São Sebastião