Força, garra e animação marcaram 4º Jogos do Idoso de São Sebastião
terça-feira, 5 de julho de 2011A quarta edição dos Jogos do Idoso da cidade de São Sebastião (Jiss), realizado de 23 a 26 de junho, agitou dos centros esportivos do município. Foram quatro dias de muita força, garra e disputas acirradas.
O Jiss é promovido pala Administração Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município.
Participaram do evento esportivo as cidades de Cubatão, Pindamonhangaba, Ribeirão Pires, Caraguatatuba, Bertioga e a anfitriã, São Sebastião. Para viabilizar a competição, estiveram envolvidas cerca de 600 pessoas, entre atletas, equipe técnica e organizadores.
Na quinta-feira, houve a abertura oficial do Jiss, no Teatro Municipal de São Sebastião.
A cerimônia contou com a participação do prefeito Ernane Bilotte Primazzi (PSC), da primeira-dama, Roseli Trevisan, do secretariado municipal, além do público e dos atletas representantes de todas as delegações participantes.
Logo após a solenidade, foi dado início a competição da modalidade coreografia. No mesmo dia ainda foram disputas partidas de vôlei adaptado, xadrez e damas.
A sexta-feira, foi o dia da caminhada, novamente o vôlei e jogos de tabuleiro, como o buraco e o dominó. No sábado, o clima favorável, sem chuva, contribuiu para o bom andamento da competição de natação, do tênis de mesa, vôlei, tranca e buraco.
Baile
Ainda no mesmo dia, o baile, um dos momentos mais esperados da competição, emocionou o público. Ao som da orquestra Oscar Guzella, na quadra do CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, os casais bailaram aos ritmos do bolero, valsa e samba, valendo medalha. Animação não faltou na noite do grande Baile do Jiss.
Após a disputa, todos os presentes entraram na pista e se divertiram com o repertório da banda.
A cerimônia de encerramento dos Jogos, no domingo 26, foi emocionante, com um sentimento de saudade e, ao mesmo tempo, de dever cumprido, como revelou o prefeito Ernane.
“Foi um momento fantástico, de muita confraternização, amor e amizade. Este é o verdadeiro espírito esportivo”, explanou o prefeito ao parabenizar as atletas. Para o diretor de Esportes da Seesp, David Camargo Junior, esta edição do Jiss foi multiplicadora.
“Nós ganhamos em todas as áreas. Tivemos uma boa interação com as outras cidades, divulgamos o nosso município e ainda proporcionamos à Melhor Idade momentos inesquecíveis” destacou Camargo.
O diretor ainda ressaltou que “independente de colocação, vitória ou derrota, o verdadeiro objetivo da competição foi a interação entre as pessoas”.
Superação
Os dançarinos Donato Puzzuolli, 65, e Diva Gonçalves, 55, de Cubatão, casados há cinco anos, participaram dos Jiss pela segunda vez. Para o casal, a atividade física faz parte da vida dos dois e foi o elo que os uniu.
Ambos viúvos, se conheceram nos projetos desenvolvidos para terceira idade no município onde moram.
A partir daí, a frequência ao esporte não foi apenas pela qualidade de vida, mas para o bem do coração. O casal, campeão da dança de salão, avaliou positivamente a competição.
“O Jiss é maravilhoso, um evento de qualidade e competitividade. Gostamos muito o ano passado, tanto que competimos este ano novamente”, comentaram.
Para o casal de sebastianenses, Geraldo Nunes, 64, e Dirce Martinoni, 63, o que o Jiss oferece de mais importante é a confraternização com as outras cidades.
“Pudemos conhecer pessoas de vários lugares, com histórias bonitas, interessantes, para nos enriquecer. Isso não tem preço”, revelou seu Geraldo.
Dona Dirce também concordou com o depoimento do marido e acrescentou que se sente muito feliz e valorizada pelo investimento da Administração na Terceira Idade.
“Eu participo da equipe de competição de coreografia. Se a prefeitura não desenvolvesse políticas públicas para nós, não estaria competindo em vários lugares e realizando meus sonhos”, finalizou.
Na classificação geral, São Sebastião ficou em 1º lugar, com 113 pontos. Cubatão ganhou a vice-colocação, com 109. Pindamonhangaba finalizou com 85 pontos e garantiu o bronze. Ribeirão Pires terminou os Jogos em 4º lugar (73), seguido de Bertioga em 5º (62 pontos) e Caraguatatuba na 6ª colocação (56).
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião anuncia redução do valor da passagem de ônibus
- Escolas da Costa Sul de São Sebastião participam do 1º mutirão de coleta do lixo
- Acusada de tráfico de entorpecentes é presa em bar em São Sebastião
- São Sebastião é sede da Taça Vanguarda de Futsal
- São Sebastião: Representantes de diversos órgãos de segurança se reúnem para discutir a Operação Verão 2013