Idosos da Costa Sul de São Sebastião participaram do Dia do Desafio
segunda-feira, 30 de maio de 2011Um grupo de idosos da Costa Sul de São Sebastião participou de atividades físicas voltadas ao Dia do Desafio, disputado durante todo o dia entre os sebastianenses e a cidade de Charrallave, na Venezuela.
Organizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Boiçucanga, divisão subordinada à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), a iniciativa envolveu os assistidos nos grupos de Boiçucanga e Juquehy.
A finalidade, segundo a coordenadora Eliane Silvestre, foi conscientizá-los sobre a importância da prática de exercícios físicos. “Muitas vezes, eles apresentam problemas de saúde devido ao sedentarismo”, enfatiza Eliane, que também é assistente social.
No total, aproximadamente 80 pessoas realizaram alongamento adaptado, além de uma caminhada de, pelo menos, 20 minutos pelas ruas de Boiçucanga sob a orientação do professor Rochynho, da Secretaria de Esportes, e da monitora Ana Maria Sierra, da Secretaria de Cultura e Turismo, entre outros funcionários da Setradh.
De acordo com o professor Rochynho, a atividade física para os idosos é fundamental sob alguns aspectos, já que muitos têm limitações como a perda da mobilidade articular em função da idade um pouco avançada. “Se eles ficarem sedentários, a situação pode se agravar”, conta.
Ele também destaca a importância dos exercícios para aqueles que problemas de hipertensão, diabetes e obesidade. “A atividade física pode ajudar a diminuir o uso de medicamentos, baixar a taxa da glicose e normalizar a pressão arterial, além de provocar bem estar e melhorar o lado social dos praticantes”.
Para a dona Lindinalva Silva Seixas, 77 anos, o dia foi maravilhoso pelo fato de todos os amigos estarem reunidos. “Sinto-me realizada e muito feliz. Achei as atividades ótimas. Elas só nos fazem bem”, avalia a moradora em Boiçucanga, que freqüenta o Cras desde o seu funcionamento no bairro. “Pra mim é como se fosse uma família e eu procuro participar de tudo”, conclui.
Quem também elogiou a iniciativa foi o morador em Juquehy e aposentado Geraldo Franco Figueiredo, que faz 70 anos de idade no próximo mês. “A atividade física faz muito bem. Eu antes sentia dores pelo corpo porque não praticava nada, mas agora parece que voltei a ser jovem”, fala. “Hoje tudo foi muito bom porque encontramos e também podemos fazer novos amigos”, conclui Figueiredo, que participa do Cras há cinco anos.
Após o alongamento e caminhada, todos os idosos participaram de um almoço em comemoração ao Dia das Mães, lembrado, anualmente, no segundo domingo do mês de maio.
Praça Pôr-do-Sol
Pela manhã, quem também participou do Dia do Desafio foi o grupo especial (obeso, hipertenso, diabético e terceira idade) da ESF (Estratégia Saúde da Família) Boiçucanga. Cerca de 20 pessoas, praticaram na Praça Pôr-do-Sol de atividades como alongamento, ginástica localizada e caminhada pela areia da praia.
De âmbito mundial, o Challenge Day tem por finalidade o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde com o intuito de envolver a população – independente de sua faixa etária – em uma competição amigável entre as cidades de mesmo porte, na tentativa de mobilizar o maior número possível de habitantes na prática desportiva.
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Inscrições para a Copa Sebastianense de Futebol continuam abertas
- Carga de carreta é saqueada na BR 1010, em São Sebastião
- Ladrões explodem caixas eletrônicos em Guaratinguetá e São Sebastião
- Dança de rua de São Sebastião conquista 1º lugar no “São José em Dança”
- São Sebastião: Projeto Saberes da Canoa registra a arte caiçara