Gestores das escolas de São Sebastião participam de formação sobre Gestão e planejamento
quinta-feira, 18 de julho de 2013Gestão e planejamento. Este foi o tema da formação realizada nesta quinta (18) durante o dia todo, com a presença de cerca de 100 educadores das equipes gestoras das unidades escolares da rede municipal de Ensino de São Sebastião, no Porto Grande Hotel, região central da cidade.
A secretária de Educação Angela Couto abriu a reunião. “Hoje conseguimos mostrar que São Sebastião atingiu o melhor índice no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) nas escolas de Ensino Fundamental 1, da região do Litoral Norte”, declarou entusiasta. Ela lembrou que o planejamento é fator muito importante na gestão de uma escola. “A Educação tem que ser mais dinâmica e de vanguarda, sempre em busca da qualidade de ensino”, afirmou.O formador responsável pela ação, o educador Salvador Nery, da Editora Esfera, iniciou o trabalho com uma dinâmica ao contar uma história imaginária aos educadores e fazer uma comparação sobre o papel dos gestores nas unidades escolares. “A gestão de uma escola tem que ser olho no olho; precisamos transformar a unidade escolar com estratégias bem definidas”, afirmou. Ele ainda disse que a escola deve ser parceira dos professores, dos alunos e da família.
Na opinião de Nery, a gestão escolar deve ser focada no setor pedagógico, com ações contextualizadas, com incentivo à formação dos professores, e baseada no plano de aula dos educadores. “A meta é ter alunos bem formados e preparados para o novo mercado de trabalho, onde as informações são muito rápidas”, informou. E acrescentou que o estudante deve saber exercer o seu papel de cidadão. “E isso só vai conseguir com uma educação de base”, concluiu.
Nery destacou ainda que o professor deve estar preparado para saber lidar comas novas tecnologias e ferramentas com os estudantes em sala de aula, tais como a lousa digital e o tablet. “Os gestores têm que estudar e ir além da questão pedagógica. Um simples plano de aula tem que ter planejamento estratégico”, frisou.
Na parte da tarde, ele falou sobre as principais estratégias e ações do PPP (Programa Político Pedagógico) e do Plano de Ação nas unidades escolares.
Os educadores aprovaram e elogiaram o tema da formação que abordou qual o papel dos gestores nas unidades escolares.
Para Hermínia Rabelo de Carvalho, diretora da Emei Alegria das Crianças, em Boiçucanga, na Costa Sul, e Simone Alice Carvalho, coordenadora da EM Cynthia Cliquet, na Enseada, na Costa Norte, o formador transmitiu de uma forma simples e informal qual o papel do gestor. “Nery nos fez refletir e repensar sobre o papel dos gestores, e foi bastante cativante”, disse Simone. Outro que teceu elogios foi o diretor Carlos Henrique de Freitas, da EM José Machado Rosa, na região central da cidade. “Achei interessante o trabalho; o formador nos passou uma visão diferente e moderna sobre gestão escolar, o que nos leva a refletir sobre a nossa postura na escola”, comentou.
A formação é resultado de uma parceria entre a Editora Esfera, uma empresa parceira da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Secretaria Municipal de Educação.
Nesta sexta-feira (19) o tema da formação será sobre “Avaliação interna e externa”.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Feliz Páscoa do Encontra São Sebastião
- Prorrogada as inscrições para o cadastramento de transporte ao estudante de São Sebastião
- São Sebastião: IV Mostra Educacional é sucesso de público na Praça de Eventos
- São Sebastião recebe a arte do Graffiti Digital
- São Sebastião recebe prova de downhill no fim de semana