São Sebastião: Vacina contra a gripe H1N1 não é suficiente para atender público alvo
quarta-feira, 8 de maio de 2013A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina oficialmente nesta sexta-feira (10) e a população que se encaixa no perfil do público alvo, e que deve procurar um posto de vacinação, pode se deparar com a falta do produto.
O município recebeu 13.600 doses da vacina contra a gripe, quantidade inferior ao ideal para atender a cidade, mas que foi definida pela divisão de Imunização da secretaria do Estado da Saúde, diferentemente das campanhas anteriores, quando o município definia o número de doses necessárias para cumprir a meta, evitando assim o problema.
Esta nova logística da campanha reforçada também pelo comparecimento de pessoas que não pertencem ao perfil do público alvo, mas que procuram pela vacinação munidos de atestado médico indicando o procedimento, acabou gerando a falta da vacina em algumas unidades de saúde na cidade São Sebastião.
A consequência deste fato é a falta do produto para aqueles que são priorizados neste período.
Em vista desta nova situação, a secretaria de Saúde de São Sebastião, já se mobilizou e solicitou ao GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, mais 2,5 mil doses da vacina e aguarda um retorno até a próxima sexta-feira (10) para definir o rumo da campanha no município.
A imunização é indicada para indivíduos de 60 anos ou mais; crianças com idades entre 6 meses e 2 anos; mulheres em qualquer período da gestação; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas a partir dos 6 meses e pessoas portadoras de doenças crônicas mediante prescrição ou receita médica (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde, em conjunto com sociedades científicas).
O objetivo da vacina é tentar reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe e vale lembrar que ela só começa a proteger o indivíduo cerca de 15 dias após a sua aplicação.
Fonte: Prefeitura São Sebastião
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Três das vinte e nove praias de São Sebastião estão impróprias para banho
- São Sebastião é sede da Taça Vanguarda de Futsal
- Prefeitura de São Sebastião instala tubulações em via pública de Maresias
- Rua da Praia, em São Sebastião, permanecerá interditada durante o Carnaval
- São Sebastião reivindica revisão do estudo para o projeto do Pré-Sal